domingo, 26 de outubro de 2008

FILHAS E FILHOS


Complexo de Édipo; Complexo de Electra; Complexo de Jocasta; Complexo de Agamenon.

JÁ LEU SOBRE TODOS ELES?

Tanto o amor materno quanto o amor paterno, no que têm de normal e sadio, são instintos puramente animais. Não há por que celebrar como “divinos” ou “inigualáveis” sentimentos que a humanidade, frequentemente, exibe com menos perfeição que outros membros da classe dos mamíferos (ou até mesmo membros de outras classes do seu filo!).Quando o sentimento que uma mãe, ou um pai, tem por seu filho, ou sua filha, sai do nível do instinto, entra, inevitavelmente, no nível da libido.

Todo sentimento de afeição humano é basicamente sexual em sua origem, como disse Freud; e é por isto que homens que zombam de homossexuais, ou os humilham enquanto os usam, são suspeitos de gostos parecidos. Tais homens, em geral, têm um “amigo do peito”, ou pertencem a uma patota favorita, ou têm reuniões anuais com colegas de universidade ou de colégio.Eça de Queiroz definiu a família, em certa ocasião, como “um grupo de egoísmos que janta de chinelas”. No que concerne ao egoísmo, este fino epigrama se aplica a qualquer grupo humano; o problema consiste em que o egoísmo pode se tornar demasiado, como no caso do pai (tipicamente um super-pai brasileiro) acima referido.

Este assunto da possessividade genitora (ou talvez devêssemos dizer genital!) foi delicadamente tratado por Gibran em um dos seus poemas:

“Vossos filhos não são vossos filhos.

“Eles vêm através de vós, mas não de vós.

“E embora vivam conosco, não vos pertencem.

“Podeis dar-lhes vosso amor, mas não vossos pensamentos.

“Porque eles têm seus pensamentos próprios.

“Podeis abrigar-lhes o corpo, mas não o espírito.

“Podeis esforçar-vos em ser como eles, mas não busqueis fazê-los como vós.

“Pois a vida não anda para trás.

Por nossa vez, em “Chamando os Filhos do Sol” publicamos as seguintes linhas:
“Quereis educar bem os vossos filhos? Tratai-os como frescas encarnações da divindade, deuses recém-descidos ao mundo, verdes mensageiros das alturas, emissários do mundo misterioso do além-túmulo a que ireis dar um dia. Proporcionai-lhes todas as oportunidades de adquirir conhecimento e experiência, e deixar que eles escolham livremente entre todas as oportunidades que lhes proporcionais. Não os limiteis nunca a não ser nas coisas que o bom senso manda, isto é, na conservação da saúde e na disciplina da inteligência. Está bem comandar a uma criança que não ponha a mão no fogo; mas é melhor ainda explicar-lhe que o fogo queima os descuidados, e dar-lhe uma demonstração. Quando vosso filho ou vossa filha atinge a idade da responsabilidade, isto é, a puberdade, momento em que o Fogo se manifesta pela primeira vez através da inteira carne, ou a Água jorra pelos portais da vida com sua doçura e alegria, não tenteis apagar o fogo, nem tenteis represar a água. Ensinai antes ao menino ou à menina tudo que sabeis a respeito da reprodução dos sexos, o que não é muito; ensinai-lhes como evitar a concepção involuntária, tendência natural do ser instintivo; ensinai-lhes as regras de higiene que conservam o aparelho criador livre das chamadas doenças venéreas; e assim, cumprindo o vosso dever, deixai que corram os vossos filhos livremente o largo mundo. Se tivestes o cuidado de respeitar o julgamento de vossos filhos desde o berço, se cultivastes com desvelo a vossa essência interna, ressoando assim na virtude interna de vossos filhos, se, enfim, habituastes os vossos filhos as destemor e à liberdade, eles amarão sem prejudicar e sem serem prejudicados, e voarão mais alto e mais longe do que jamais alcançastes.

“Que maior fonte de orgulho podem ter os pais, do que ver como os seus filhos os ultrapassaram em tudo? E há nisto simples e saudável egoísmo, que se fazeis de vossos filhos homens e mulheres mais livres e mais fortes do que sois, eles, por sua vez, farão de vós homens e mulheres mais livres e mais fortes ainda, quando reencarnardes no meio deles.“Cada criança que nasce e cresce saudável e livre é a esperança da humanidade. Portanto, regai as flores, ó homens, se quereis um dia colher os frutos!”Estes ideais podem ser considerados nobres, ou estúpidos, pelos leitores; o problema é que eles não são, realmente, idéias: são conclusões baseadas em fatos.


TRECHO DO LIVRO "SINTOMAS DE ATAQUES ASTRAIS", de Marcelo Ramos Motta - Ordo Templi Orientis (Ordem do Templo do Oriente) no Brasil

Nenhum comentário: