sábado, 22 de novembro de 2008

CÉU, PROVÉRBIOS, BEATLES E VATICANO


A paulistana Maria do Céu Whitaker Poças, a Céu, é ilhada por rótulos. É representante da “nova e moderna MPB”, como brada certa rádio que engarrafa sua programação com um repertório de duas décadas atrás. O seu nome também rendeu trocadilhos infames na imprensa. Veja só alguns: “novidades no horizonte da música brasileira”, “uma nova estrela no nosso firmamento”… É também comum associar a artista ao time de novas cantoras que brincam com o samba como se ele fosse um Lego colorido – Roberta Sá, as Marianas Baltar e Aydar… Ela, como era de se esperar, não se sente nada confortável diante desses rótulos todos.
“Um jornalista chegou me perguntando se eu percebo um movimento de novas cantoras na MPB. Eu não acredito em movimento, porque não há nada pensado, não existe manifesto. O que existe é uma geração muito bacana. Mas é engraçado como as coisas acontecem. Há momentos em que aparecem grandes intérpretes, outros de mulheres que escrevem suas músicas. É o meu caso, da Cibelle, da Vanessa da Mata”.


PROVÉRBIOS

"Não se esquenta uma casa com a promessa de lenha" Provérbio Russo

"Um punhado de paciência vale mais do que um barril de talento" Provérbio Holandês

"Cura-se a ferida que uma espada faz; é incurável a que faz uma língua"Provérbio Árabe

"Se Deus não perdoasse, o paraíso ficaria vazio" Provérbio Berbere

"Realiza mesmo chorando aquilo que prometeste sorrindo" Adágio Popular

"Deus mora onde o deixam entrar" Sabedoria Oriental

"Faça trabalhar a cabeça e dê férias à língua" Adágio Popular

"Amigo mesmo é aquele que sabe o pior a teu respeito e assim mesmo continua a gostar de ti" Ditado Americano

"Se alguém vive na riqueza sem nada fazer de belo ou de generoso não lhe chamem de rico, mas simplesmente um policial que guarda riqueza". Provérbio Oriental

"Quando uma pessoa perde dinheiro, perdeu muito; quando perde um amigo, perdeu mais; quando perde a coragem e a fé, perdeu tudo". Provérbio Popular



APOIO CULTURAL:



Vaticano 'absolve' os Beatles e elogia seu 'White Album'

Sex, 21 Nov, 09h54
CIDADE DO VATICANO (AFP) - O jornal do Vaticano, L'Osservatore Romano, 'absolveu' nesta sexta-feira os Beatles em um longo artigo, no qual elogia o talento musical do grupo e comemora os 40 anos do lançamento do "White Album".
O artigo começa recordando, em tom indulgente, a célebre e controvertida declaração de John Lennon de que "os Beatles são mais famosos de Jesus Cristo".
"Foi uma frase que suscitou profunda indignação, mas que, hoje em dia, soa mais como uma mofa de um jovem da classe operária inglesa empolgado com o sucesso", escreve o jornal vaticano.
Segundo o jornal da Santa Sé, o grupo realizou uma 'revolução branca' com seu "White Album", que classifica "utopia musical, onde se encontra tudo o contrário de tudo".
"Era um conjunto de canções talvez discutíveis, mas reveladoras de toda uma época", afirma.
"Atualmente os produtos fonográficos são estereotipados, muito distantes da criatividade dos Beatles", lamenta o jornal papal.
"White Album" foi lançado em 22 de novembro de 1968 com 30 canções originais e foi um marco na carreira musical do grupo inglês.

Nenhum comentário: